Categorias
Tecnologia

Linux vs Windows: Existe um melhor?

Respondendo a pergunta de maneira breve: não. Mas por que será que não existe um melhor entre Windows e Linux?

Vejo praticamente todos os dias alguém perguntando: “Devo trocar o meu Windows por Linux?” “Qual distro devo escolher?” e praticamente todas as vezes a resposta é a mesma: depende.

Quando pensamos nas principais vantagens de cada sistema, provavelmente as respostas são: Windows é bom para jogos, Linux é bom para programação e MacOS é bom para designer.

Não são mentiras, mas se analisarmos mais a fundo, você pode fazer qualquer uma dessas atividades em qualquer um dos sistemas, desde que use ferramentas multiplataformas.

Tudo se resume à softwares

O Davinci Resolve, um dos principais editores de vídeo da indústria, extremamente popular pela sua ferramenta de correção de cor, foi lançado originalmente para Linux, e hoje está disponível nos 3 sistemas.

Nas minhas lives da Twitch, todos os jogos estão rodando no Linux, inclusive os que não estão disponíveis nativamente para a plataforma.

No caso de programação, é perfeitamente possível utilizar o WSL no Windows para esta finalidade. No final das contas, se você utilizar uma ferramenta multiplataforma, o sistema operacional dependerá única e exclusivamente do seu gosto pessoal.

Opte pelo open source

Existem diversos serviços open source populares no mercado, como o OBS para realizar lives, WordPress para criação de sites e blogs, entre diversos outros. Mas para praticamente qualquer finalidade existe uma alternativa de código aberto.

É claro que você não deve ser refém disso, e caso uma alternativa de código fechado for claramente melhor, não tem problema algum escolher ela. Mas se for possível escolher a alternativa open source, opte por ela.

Além de geralmente serem mais seguros, pela quantidade de pessoas trabalhando em cima do código, em sua maioria são gratuitos e disponíveis para diversas plataformas.

Um rapaz de braços abertos em cima de um morro olhando para o mar
Seja livre como em open source!

Linux ou Windows? Tanto faz!

Se você não está contente com o seu Windows 10, experimente trocar para o Linux, pode ser uma experiência sensacional. Mas se está confortável com ele, está tudo certo! Só analise se suas ferramentas não estão te travando em um único sistema, e dê preferência para alternativas multiplataforma.

5 respostas em “Linux vs Windows: Existe um melhor?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *