Categorias
Tecnologia

Utilize o IFTTT para automatizar suas redes sociais

O IFTTT é uma ferramenta sensacional para aqueles que querem automatizar a sua vida na internet, conectando diversos serviços diferentes.

Para quem trabalha com redes sociais, sabe que alimentar todas elas manualmente pode ser um trabalho bem exaustivo. Algumas publicações podem ser facilmente automatizadas, como anúncios de novos posts, vídeos e início de lives, e existe um serviço gratuito que pode te auxiliar nisso: conheça o IFTTT.

O nome IFTTT significa “If This Then That” (Se isto, então aquilo) e faz exatamente o que o nome sugere: de acordo com uma determinada ação, ele realiza algum procedimento.

O foco deste post está na automatização de redes sociais, mas através deste serviço é possível fazer muito além, já que é possível conectar dispositivos inteligentes, um aparelho Android entre diversos outros serviços.

A interface de criação de applets no IFTTT
Criando um applet no IFTTT

Criando applets

O IFTTT chama de applet a conexão entre dois serviços, que permite realizar alguma ação específica. É possível utilizar applets pré-criados pelo serviço, ou criar o seu próprio, que atenda uma necessidade específica.

Para divulgar os novos posts aqui do blog automaticamente nas redes sociais, eu criei alguns applets que conectam o feed RSS com as redes desejadas, criando automaticamente um post com o título do artigo e o link.

Além de notificar quando há novos posts, utilizo o IFTTT para avisar quando inicio uma live na Twitch. O modelo do applet é bem similar, substituindo apenas a conexão do feed RSS pela Twitch.

Personalizando um applet

O IFTTT é uma ferramenta muito poderosa, e é possível personalizar um applet através de condicionais. Serviços diferentes podem permitir condicionais diferentes, como por exemplo:

  • O Feed RSS permite filtrar por palavras-chave;
  • O Facebook permite postar como link, imagem ou vídeo;
  • A Twitch permite checar por novas lives, novos seguidores, novos vídeos postados, entre outras opções;

Através destas condicionais, é possível criar uma infinidade de applets diferentes para as mais variadas ocasiões. E se o serviço que você utiliza não estiver disponível por lá, mas tiver suporte para webhook (como é o caso do Discord), é possível utilizá-lo normalmente.

Já utilizou o IFTTT? Quais são os applets que você utiliza? Deixe nos comentários!

2 respostas em “Utilize o IFTTT para automatizar suas redes sociais”

Oi! Tudo bem?
Conheci o IFTTT hoje e achei muito interessante. Mas, ao tentar conectar meu blog WP, não consigo pois o “Blog URL is not a valid WordPress url”. Alguém conseguiria me ajudar?

Se não for blog do WordPress.com, essa conexão não vai funcionar. Ao invés, use a conexão “Feed”, e aí informe o seu link do feed (geralmente seu domínio seguido de/feed).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *