Categorias
Tecnologia

A importância de pessoas LGBTQIA dentro da área de tecnologia

Eu sou apaixonado por tecnologia. Trabalho escrevendo posts sobre Linux e open source no Diolinux, tenho este meu blog pessoal falando de tecnologia e internet, e passo praticamente o dia inteiro na frente do meu computador. Trabalhando nesta área, eu percebi uma coisa: faltam pessoas LGBTQIA nesta área.

É só dar uma olhada em canais de tecnologia, fóruns e blogs por aí, que é perceptível que a maioria das pessoas presentes nessa área são homens brancos e héteros. Mas qual será o motivo por trás disso?

Ambientes tóxicos

A maior causa para pessoas LGBTQIA se afastarem da tecnologia é o bullying. Através do estudo Tech Leavers Study, foi descoberto que muitos funcionários desistem após passar por situações de humilhação pública e bullying.

O Uber foi uma empresa que apareceu constantemente na mídia com diversos casos de assédio moral e sexual, e claramente, nada aconteceu com a empresa além de pagar uma pequena quantia para encerrar o processo.

Através destes casos, muitas pessoas acabam com a sensação de que não há problema em ser preconceituoso, praticar assédio, praticar bullying, já que as chances de sair impune são grandes. E infelizmente é o que tem acontecido.

Como podemos mudar

Se você possui uma empresa, escola ou qualquer ambiente coletivo, garanta que os espaços são seguros (de verdade) para mulheres, pretos e LGBTQIA e que não haja nenhuma tolerância para qualquer tipo de preconceito.

Se você tem uma voz, seja através de um público na internet, ou entre a sua família e amigos, abra discussões sobre estes assuntos, ensine sobre diversidade para as pessoas, abra espaços para a população LGBTQIA.

E se você, assim como eu, faz parte desta comunidade, resista. Sei que são tempos difíceis, e que é muito complicado lidar com todas estas questões, mas temos que ser fortes e ocupar nossos espaços. Só assim poderemos fazer a diferença.

Tenha orgulho de ser LGBTQIA
Orgulhe-se 🏳️‍🌈

Apoie projetos que auxiliem as causas que você acredita, como é o caso da Casa 1 e PrograMaria. Se souberem de mais projetos legais, deixem nos comentários que eu vou adorar conhecer.

Resista! ✊

4 respostas em “A importância de pessoas LGBTQIA dentro da área de tecnologia”

Já percebi que diversas vezes você é alvo desse tipo de bullying nas lives do Diolinux, e que sempre vem como uma máscara de brincaidera, seja pelas pessoas do chat ou do seus colegas de trabalho. Como você lida com isso?

Então… Quando eu tenho intimidade com a pessoa eu não ligo, até pq eu mesmo faço piadas também. O problema é quando alguém que eu nunca vi na vida vem querer pagar de engraçadinho, aí a situação é outra.

No caso das lives, alguns comentários eu acabo ignorando ou só deletando, até pra não tornar o assunto da live sobre isso. Mas se eu ver que começarem a perder a noção do limite, eu ameaço banir e vida que segue.

Eu já tive que lidar com essas piadinhas desnecessárias a minha vida inteira, então é algo que não me atinge. E acho muito mais importante eu estar lá na live, abertamente um gay afeminado falando sobre tecnologia, mostrando que eu posso ocupar espaços diferentes do que a sociedade acha que eu devo estar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *