Categorias
Tecnologia

O guia (nem tão) completo do minimalismo digital

Se você ainda não sabe qual é o conceito do minimalismo digital, eu fiz um post na semana passada explicando o assunto e as principais vantagens de aplicar este conceito. Desta vez, darei exemplos práticos de como simplificar a sua vida digital, com dicas de aplicativos e diversas sugestões.

Delete todos os aplicativos inúteis

Tanto no seu computador, quanto no smartphone ou qualquer outro dispositivo que utilize, dê uma olhada por todos os aplicativos, identifique aqueles que você não utiliza, e delete sem medo. Não há a necessidade de lotar a sua lista de aplicativos com serviços que você não utiliza.

Dê preferência para aplicativos que fazem mais de uma função

Pra que utilizar 3 aplicativos diferentes de anotação se você pode concentrar tudo em apenas um? Organize suas notas de maneira que todas as informações fiquem no mesmo aplicativo, mas ainda assim separadas por assunto, para facilitar na hora de encontrá-las.

Se você prefere uma organização mais tradicional, as melhores opções são o Evernote e OneNote. Ambos já são bem conhecidos no mercado e organizam seus dados de maneira tradicional utilizando pilhas, cadernos e notas.

Já se você prefere algo mais ousado, o Notion pode ser uma ótima alternativa. Ele possui uma curva de aprendizado maior que a dos outros aplicativos, já que a sua maneira de funcionar é bem diferente. Você inicia no aplicativo com uma página em branco, e constrói a sua organização da maneira que preferir, usando páginas, tabelas, e diversas outras ferramentas.

O Notion é um ótimo aliado do minimalismo digital
O Notion é um ótimo aliado do minimalismo digital

O Notion é o aplicativo que eu utilizo por aqui, e além de ter anotações simples como lista de aplicativos, receitas e metas anuais, eu também utilizo para fins profissionais, como a criação deste próprio post.

Faça uma limpeza nos seus arquivos na nuvem

Talvez no meio dos seus arquivos existam várias capturas de tela que não façam nenhum sentido, apenas ocupando um espaço desnecessário e atrapalhando na hora de encontrar uma informação realmente importante.

Fazer uma limpeza nesses arquivos pode te ajudar na produtividade no caso de precisar acessar arquivos com frequência, mantendo seu ambiente digital mais organizado além de futuramente evitar gastos desnecessários com hospedagem de arquivos.

Diminua o consumo de redes sociais

As redes sociais podem ser ferramentas poderosas para receber informações do mundo, aprender novas coisas e até para entrar em contato com seus amigos. Mas como qualquer outra coisa, em excesso pode fazer muito mal, tanto fisicamente quanto emocionalmente.

Se você possuir autocontrole, estipule horários específicos para acessar as redes de sua preferência, e um limite de tempo de uso.

No caso de ainda não ter atingido esse nível de evolução, existem serviços que realizam este bloqueio para você. No Android, a maioria das redes sociais já possuem essa funcionalidade nativamente. Para outros casos, existem aplicativos como o Bem-estar digital do Google, entre outras alternativas.

Já no computador, existe uma extensão para o Google Chrome e outros navegadores baseados em Chromium chamada Go Fucking Work, em que você define horários de trabalho e lazer, e sites que serão bloqueados durante esses horários. Ao tentar acessar algum deles, você será redirecionado para uma página com uma mensagem de carinho.

Go Fucking Work é uma ferramenta para bloquear sites que atrapalham a produtividade

Remova distrações

Se você não utiliza o aplicativo de telefone (aliás, quem utiliza?), pra que deixar ele na tela inicial do seu aparelho?

Deixe ao alcance fácil apenas os aplicativos mais utilizados e mais importantes, enquanto os aplicativos mais distrativos e menos utilizados ficam em uma segunda página, ou na própria lista de aplicativos, dependendo de qual é o seu sistema.

Ter uma tela inicial com uma interface mais “clean” vai te ajudar a ter uma sensação maior de organização.

Minimalismo digital é um processo constante

O minimalismo digital é um processo diário e constante. Conhecendo novos softwares e descobrindo maneiras mais produtivas de realizar uma mesma ação, aos poucos o workflow vai se lapidando e ficando cada vez melhor.

6 respostas em “O guia (nem tão) completo do minimalismo digital”

“Delete todos os aplicativos inúteis”

E tenha que reinstalar quando precisar de algum

“Dê preferência para aplicativos que fazem mais de uma função”

E terá aplicativos que fazem tudo mas não fazem nada direito.

“Faça uma limpeza nos seus arquivos na nuvem”

E depois se arrependa que não tenha feito backup em outro lugar

“Diminua o consumo de redes sociais”

Use conforme sua necessidade, se trabalha com comunicação é difícil.

“Remova distrações”

Basta colocar no modo silencioso

“Minimalismo digital é um processo constante”

Minimalismo digital é a coisa mais patética que eu já vi nos últimos anos, isso porque eu sou minimalista.

Minimalismo é focar os recursos no que realmente importa. Ter 1 milhão de aplicativos não irá gastar recursos da pessoa, ter 1 bilhão de fotos em nuvem não. Diferente de ter 1 milhão de peças de roupas inúteis que vai gastar dinheiro, espaço em casa e tempo para escolher qual usar. Ou até mesmo no design, que o excesso acaba poluindo, distraindo e confundindo.

Então parem com esse “minimalismo digital”, hoje em dia armazenamento é barato, há muitos aplicativos gratuitos etc.

Minimalismo está relacionado aos recursos, não a quantidade em si.

Minimalismo é sobre redução ao mínimo necessário, e pode ser aplicado em qualquer âmbito da vida. Se você não concorda com minimalismo digital, pode simplesmente não fazer nada, simples assim.

É óbvio que você não deve deletar aplicativos e arquivos que você usa ou considera importante, a questão abordada no texto é deletar o que é INÚTIL, como está escrito.

Se pra você ter 1 milhão de fotos ou arquivos não te atrapalha ou diminui a produtividade, tá tudo bem, mas nem todo mundo é assim. E não é pq armazenamento é barato, que é de fato necessário.

Muito bom, importante se manter minimalista, torna seu dia a dia mais produtivo!

No meu caso eu to me forçando a usar redes sociais, faz quase 2 anos que abandonei todas. Agora to usando o linkedin e o Istagram pra mostrar o que estou estudando e desenvolvendo.

As redes sociais podem ser muito poderosas pra networking e aprender coisas novas, mas como qualquer coisa, tem que ser usada com moderação 😛

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *