Se você ainda não sabe qual é o conceito do minimalismo digital, eu fiz um post na semana passada explicando o assunto e as principais vantagens de aplicar este conceito. Desta vez, darei exemplos práticos de como simplificar a sua vida digital, com dicas de aplicativos e diversas sugestões.
Delete todos os aplicativos inúteis
Tanto no seu computador, quanto no smartphone ou qualquer outro dispositivo que utilize, dê uma olhada por todos os aplicativos, identifique aqueles que você não utiliza, e delete sem medo. Não há a necessidade de lotar a sua lista de aplicativos com serviços que você não utiliza.
Dê preferência para aplicativos que fazem mais de uma função
Pra que utilizar 3 aplicativos diferentes de anotação se você pode concentrar tudo em apenas um? Organize suas notas de maneira que todas as informações fiquem no mesmo aplicativo, mas ainda assim separadas por assunto, para facilitar na hora de encontrá-las.
Se você prefere uma organização mais tradicional, as melhores opções são o Evernote e OneNote. Ambos já são bem conhecidos no mercado e organizam seus dados de maneira tradicional utilizando pilhas, cadernos e notas.
Já se você prefere algo mais ousado, o Notion pode ser uma ótima alternativa. Ele possui uma curva de aprendizado maior que a dos outros aplicativos, já que a sua maneira de funcionar é bem diferente. Você inicia no aplicativo com uma página em branco, e constrói a sua organização da maneira que preferir, usando páginas, tabelas, e diversas outras ferramentas.

O Notion é o aplicativo que eu utilizo por aqui, e além de ter anotações simples como lista de aplicativos, receitas e metas anuais, eu também utilizo para fins profissionais, como a criação deste próprio post.
Faça uma limpeza nos seus arquivos na nuvem
Talvez no meio dos seus arquivos existam várias capturas de tela que não façam nenhum sentido, apenas ocupando um espaço desnecessário e atrapalhando na hora de encontrar uma informação realmente importante.
Fazer uma limpeza nesses arquivos pode te ajudar na produtividade no caso de precisar acessar arquivos com frequência, mantendo seu ambiente digital mais organizado além de futuramente evitar gastos desnecessários com hospedagem de arquivos.
Diminua o consumo de redes sociais
As redes sociais podem ser ferramentas poderosas para receber informações do mundo, aprender novas coisas e até para entrar em contato com seus amigos. Mas como qualquer outra coisa, em excesso pode fazer muito mal, tanto fisicamente quanto emocionalmente.
Se você possuir autocontrole, estipule horários específicos para acessar as redes de sua preferência, e um limite de tempo de uso.
No caso de ainda não ter atingido esse nível de evolução, existem serviços que realizam este bloqueio para você. No Android, a maioria das redes sociais já possuem essa funcionalidade nativamente. Para outros casos, existem aplicativos como o Bem-estar digital do Google, entre outras alternativas.
Já no computador, existe uma extensão para o Google Chrome e outros navegadores baseados em Chromium chamada Go Fucking Work, em que você define horários de trabalho e lazer, e sites que serão bloqueados durante esses horários. Ao tentar acessar algum deles, você será redirecionado para uma página com uma mensagem de carinho.

Remova distrações
Se você não utiliza o aplicativo de telefone (aliás, quem utiliza?), pra que deixar ele na tela inicial do seu aparelho?
Deixe ao alcance fácil apenas os aplicativos mais utilizados e mais importantes, enquanto os aplicativos mais distrativos e menos utilizados ficam em uma segunda página, ou na própria lista de aplicativos, dependendo de qual é o seu sistema.
Ter uma tela inicial com uma interface mais “clean” vai te ajudar a ter uma sensação maior de organização.
Minimalismo digital é um processo constante
O minimalismo digital é um processo diário e constante. Conhecendo novos softwares e descobrindo maneiras mais produtivas de realizar uma mesma ação, aos poucos o workflow vai se lapidando e ficando cada vez melhor.


Deixe um comentário